Filiada a:

  
Fale Conosco
71 3243 6099

Blog

Por que a representação sindical é imprescindível:

 

 

Por que a representação sindical é imprescindível:

O Brasil possui, hoje, 20 milhões de trabalhadores sindicalizados, responsáveis pela existência de 11,4 mil entidades sindicais de trabalhadores. Mas no exercício do seu papel representativo, estes sindicatos defendem, junto aos sindicatos patronais ou diretamente aos empregadores, os direitos e as conquistas de um contingente muito maior de pessoas. 

Toda a vez que um sindicato negocia com uma categoria patronal, as vantagens obtidas da negociação não ficam restritas aos seus associados: por força de lei, elas são estendidas a todos os profissionais que fazem parte da mesma categoria, indistintamente, mesmo que não sejam sindicalizados. 

Todos ganham com a representação sindical

O Sindicato, assim, cumpre um importante papel social. Além de negociar salários, ele estabelece acordos coletivos com os empregadores, buscando melhorar as condições de trabalho dos profissionais que representa. Ele luta pela ampliação dos benefícios ao trabalhador e acaba estendendo sua ação sobre as próprias necessidades das famílias de seus representados. 

Isto, quando não é o Sindicato mesmo que cria e oferece serviços indispensáveis aos profissionais, proporcionando assistência jurídica a seus associados, planos de assistência médica e odontológica, cursos de qualificação profissional, recolocação no mercado de trabalho e outros. 

Mas sem investimentos nada disso seria possível. É por isso que todo trabalhador, sindicalizado ou não, recolhe, uma vez por ano, a chamada Contribuição Sindical. Ela serve para manter e fortalecer o Sindicato, e para garantir que ele continue exercendo o seu papel. 

Sindicato por categoria profissional é garantia de defesa de todos os seus direitos

A partir do conhecimento das particularidades das distintas categorias profissionais, das suas necessidades e da proteção legal específica garantidas pela regulamentação profissional própria de cada uma delas, torna-se possível ao Sindicato ser uma forte organização na luta pelos interesses da sua categoria. 

Um movimento sindical forte como temos no Brasil é essencial para a organização coletiva da sociedade civil e para a defesa dos princípios éticos e democráticos. 

Compare o que você recebe com o que você paga

Compare o custo com o benefício que o Sindicato proporciona a você e sua família. Se isso fosse colocado em uma balança, todos os trabalhadores do Brasil, sem o apoio e o amparo de seus sindicatos, não teriam forças para equilibrá-la. A sua voz é importante. Estamos falando de seu futuro.E o valor que você paga anualmente corresponde a menos de um dia de trabalho.Sem a contribuição sindical nada disso seria possível. 

Por que a representação sindical é imprescindível:

Salário:
Seu salário sofreria uma perda gradual de poder aquisitivo. E você não teria uma entidade específica negociando com o empregador lutando pelo seus direitos. 

Emprego e Garantias Legais:
O Sindicato é indutor e defensor da manutenção do emprego, da obediência às leis e direitos trabalhistas e à Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre as partes, acompanhando ainda o empregado dispensado/demitido em todos os passos de sua rescisão contratual. 

Saúde e Assistência Jurídica:
O Sindicato possibilita, através de convênios e benefícios, oferecer aos associados, aos trabalhadores da categoria e aos seus familiares serviços que compensam a fragilidade da previdência social, oferecendo ainda, benefícios médicos e assessoria jurídica em diversas áreas. 

Futuro:
O Sindicato profissional cria suportes à atualização, proporcionando condições de melhoria no seu desempenho profissional. Possibilita ainda a sua recolocação no mercado de trabalho.